Sexta-feira -19 de novembro.

Puttaparthi amanheceu com céu azul, sol e uma leve brisa. Hoje foi comemorado o Dia das Mulheres em Prashanti Nilayam. A principal convidada para a ocasião foi Sua Excelência a Presidente da Índia, Smt. Pratibha Devisingh Patil, juntamente com outros dignitários.

Devido a presença desses convidados ilustres, uma pequena pitada de caos foi adicionada à Prashanti Nilayam. Por todos os lugares viam-se soldados e muitas ruas do lado de fora do ashram foram interditadas, fazendo com que do lado de fora se visse uma calma e silêncio totalmente inesperados. Enquanto isso, do lado de dentro, o sistema de segurança era fortíssimo. Todas as pessoas que foram para o sorteio das filas em seu horário habitual foram orientados a retornar somente às 09:30hs. As filas, tanto masculina quanto feminina, davam intermináveis voltas, mostrando que seria praticamente impossível acomodar todos os devotos dentro do Mandir. Aliás, nos últimos dias, uma pequena multidão não consegue entrar no Mandir para o darshan, permanecendo sentados do lado de fora. Neste dia havíamos sido informados que não haveria almoço na cantina Ocidental e muitos aproveitaram para almoçar na tenda.

As filas começaram a se mover por volta das 09:30 hs. A Presidente da Índia entrou no Mandir ao lado de Swami. O programa começou com Hino Nacional seguido de iluminação da luz pelas mãos Divinas. Smt. Chetana Raju,  que gerencia o Projeto Eswarama  para o Bem-Estar das Mulheres fez o discurso inaugural, falando sobre a evolução do Projeto, que foi fundado em 2005. Ela falou em detalhes sobre a diversas atividades de serviços reaizados, atribuindo o sucesso à graça de Bhagavan e à Sua orientação. Após mais dois oradores, foi a vez da Presidente, Smt. Pratibha Patil, que fez uma referência à falecida primeira-ministra indiana, Smt. Indira Gandhi, como um epítome do poder da mulher. A presidente terminou seu discurso citando-a, dizendo que havia duas categorias de pessoas, a primeira categoria trabalhava duro e desinteressamente, e a segunda categoria assumia o crédito inteiro sem contribuir para a causa. É melhor nos colocarmos na primeira categoria, pois não havia praticamente nenhuma concorrência nessa frente.

Ao final do programa, Mangala Arathi foi oferecido a Bhagavan às 13:05 hs.  O Hino Nacional foi cantado depois que Bhagavan se retirou para a sala de entrevista juntamente da Presidente.

Para o darshan da tarde foi mantido o mesmo esquema de segurança. A entrada das filas se iniciou a partir das 16:00 hs. Swami foi regiamente levado para o salão às 19:10 hs. Para a noite, dois programas culturais à vista. O primeiro, um programa de dança pelos alunos do Sri Sathya Sai Vidya Vihar, Hyderabad seguido de um concerto vocal pelo popular Vocalista Carnatic do Sul da Índia, Smt. Sudha Raghunathan.

O programa de quarenta e cinco minutos foi seguido por uma sessão de dez minutos, com Bhagavan dando sarees e dhothis para os artistas e acompanhantes. Uma sessão de bhajans, cantado pelos alunos, antes da oferta de Mangala Arathi às 20:50 hs.

Bhagavan passou algum tempo no interior antes de ir para Yajur Mandiram, após às 21:00 hs.

 

Um grande abraço a todos do Brasil e com muito amor,

Equipe de Difusão Conselho Central


voltar ao início do conteúdo
voltar ao topo