Projeto Limite aos Desejos - Unidade, Pureza e Divindade

“Não se engajem no cultivo ou a promoção de vontades e desejos. Esse é um processo infindável de semear e colher; vocês nunca atingirão o contentamento; um desejo, quando satisfeito, alimentará a sede por dez mais.”

Sathya Sai Baba

Seguem abaixo os depoimentos dos responsáveis pelo Programa:

Nacional
Região Centro-Oeste
Região Sul
Região Nordeste I
Região Nordeste II
Região Norte
Região Sudeste I
Região Sudeste III

 

Queridos todos,
Om Sai Ram!!!

Com a Graça de Sai, encaminhamos os relatos enviados pelos Comitês e Coordenações Regionais acerca do Projeto: “Programa de Limite aos Desejos – Unidade, Pureza e Divindade – Um Presente para Sai”.

De fato, é maravilhoso ver o trabalho de unidade que estamos vivendo no país! Sabemos que o Programa de Limites aos Desejos tem como objetivo a reforma de nossos hábitos, fazendo com que nos tornemos senhores dos nossos sentidos. Swami nos diz que uma ação repetida se torna um hábito, os hábitos formam nosso caráter e nosso caráter molda nosso destino. Portanto, que possamos fazer desse programa não só uma ação para o Seu Advento, mas para todos os dias de nossas vidas!

Bem, como a gratidão, segundo Swami, é a mãe de todas as virtudes, gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer ao Centro Sai de Volta Redonda (RJ), pela inspiração deste projeto, e relatar como tudo aconteceu. Foi através de uma atividade realizada com as crianças do Centro, conduzida pela Coordenadora de EES, que essa ideia surgiu.

Durante uma aula de EES, a Coordenadora abordou o Programa de Limite aos Desejos. A citação do dia foi: “O esforço humano atrai a ajuda Divina”. Depois relatou as dificuldades da Escola da Região e fez a seguinte pergunta: “O que a EES poderia fazer para ajudar a Escola Sai?” Então, as crianças deram várias ideias, como, por exemplo, a de confeccionar envelopes coloridos para juntar suas economias, colocando em prática o Limite aos Desejos. Para isso, elas mesmas decidiram dividir o dinheiro da merenda, da mesada, etc., para poder ajudar.

Quando vi os envelopes nas mãos das crianças, desenhados com tanto amor, e elas felicíssimas contando-me que ajudariam a escola, confesso que o meu coração ficou apertado de tanta emoção. O sentimento de pureza, unidade e divindade que transbordava no coração daquelas crianças era contagiante! A Presidente do Centro deu a ideia da casinha e daí por diante...

Imediatamente lembrei-me de um trabalho que os jovens da Inglaterra haviam realizado em uma vila, na Índia, com recursos do Programa de Limites aos Desejos implementado por eles... Então, como não compartilhar essas divinas ideias com todos os irmãos do Brasil? Pois esse amor em ação era algo que, com certeza, seria um maravilhoso presente de todos nós para Sai.

Hoje, ao ler cada relato das Regiões, vejo que Ele se fez presente em cada coração, transformando-nos também em Suas crianças, como aquelas que nos inspiraram. De fato, Seu divino amor nos moveu a buscarmos ser ainda melhores através desse programa, para que pudéssemos oferecer o melhor de nós no dia de Seu Advento.

Obrigada, Mãe Sai, pela Divina Graça derramada em todo o Brasil!!! Esse é o presente que estaremos Te oferecendo: Unidade, Pureza e Divindade através da prática do Limite aos Desejos.

Abaixo, seguem os relatos das Regiões, e algumas fotos. Como não pudemos colocar relatos e fotos de todos os devotos, cada um deles representa sua Região.

^Topo

Região Centro-Oeste

Aqui o projeto foi muito bem recebido por todos e estamos muito felizes com a oportunidade.

Hoje mesmo fiquei o dia todo pensando em fazer economia, como limite aos desejos, e oferecer a Swami. O que achei muito bom nesse projeto foi ele despertar a consciência de um esforço meu, principalmente fazendo parte dos Limites aos Desejos que Swami enfatiza tanto. Acredito que Swami ficará muito feliz... E ainda temos o exemplo de pessoas do Brasil inteiro para nos inspirar.

Gostaria também de compartilhar um acontecimento que achei interessante, do dia que fiz a apresentação do projeto no Grupo Sai, pois me lembrei do que foi colocado na carta de apresentação do projeto, e foi muito importante: uma devota ficou tão animada com o projeto que me perguntou, feliz, se podia passar aquele envelope para toda a sua família. Fiquei pensando e me lembrei do que dizia a carta: “Sabemos que Swami não precisa de nós para nada. Mas Ele, em Sua infinita compaixão, dá-nos sempre a oportunidade de realizar essas ações para nossa autotransformação.”

Disse a ela que Swami faz esta brincadeirinha com a gente, de pensarmos que as escolas precisam ser ajudadas, mas na verdade quem está sendo cuidado somos nós, que temos como propósito a autotransformação. É como Ele diz: “Dê um passo em Minha direção que darei dez em sua direção!” Acredito ser esse projeto um presente para todos nós! Não é o dinheiro o mais importante, mas a consciência que vamos despertando em diminuir os nossos desejos e poder compartilhar mais. Se ela conseguisse fazer seus familiares compreenderem tudo isso, será então um presente a Deus.

Gratidão a Swami e a todos os seus Divinos instrumentos!!!!!

^Topo

Região Sul

É com alegria que escrevo essa mensagem.

A alegria pela grandiosa Obra de Swami, que hoje está mais presente em todos nós. Através desse projeto os devotos estão tendo uma visão maior e podendo avaliar e participar mais da mesma.

Às vezes fico pensando como seria diferente o nosso pensar e agir se quando crianças tivéssemos tido a chance de estudarmos em uma Escola Sai.

Talvez não precisássemos hoje de projetos nos lembrando dos nossos deveres como aspirantes espirituais, como por exemplo, o dever de se colocar em prática os "Limites aos Desejos".

Se eu praticar esses Limites no meu dia a dia, não só como presente a Swami pelo seu Advento, com certeza a minha caminhada se tornará mais simples e leve.

Lembro que há vários anos tomei conhecimento dos "Limites aos Desejos". De imediato me apaixonei por eles e tive a intenção de colocá-los em prática, porém, o tempo foi passando e o esquecimento e a comodidade tomaram conta da minha mente.

Por Obra Divina, esse projeto chegou e fez-me ver o quanto ainda sou pequena diante dos ensinamentos de Swami, fazendo-me entender que já perdi muito tempo. Tempo esse que não tenho mais como recuperar.

É preciso que essa prática seja despertada logo, e de uma vez por todas, para que o nosso interno tenha paz e com isso ser mais feliz.

Sei que o valor que eu conseguir economizar não irá mudar muito a situação financeira das Escolas, mas irá mudar sim a finalidade do seu uso. Ele será utilizado no propósito de compartilhar com o próximo, e não somente para meu bem.

^Topo

Região Nordeste I

O Projeto "Limite aos Desejos: Unidade, Pureza e Divindade - Um presente para Sai” do PAESS aqui no Nordeste I está sendo uma benção divina por ser mais um motivo de unidade entre os devotos, Grupos e Centros Sai. Em relação à Coordenação do Comitê, unimos força, cooperação, competência e entusiasmo, principalmente às Áreas EES e PJSS.

Neste mês de novembro escolhemos o tema "Ame a todos, sirva a todos" para a celebração do Advento de Swami. Então, o projeto vem nos ajudar a lembrar de que somos a Sua Mensagem de Amor desinteressado.

Em tudo que Swami nos ensina, e permitimos ser conduzidos por Ele, nos traz felicidade. Realizar o limite aos desejos é um convite à autoindagação, ao esforço, à união, pois Ele está sempre no comando.

Particularmente nesse projeto, limitar os desejos é tarefa para todos os dias, pois eles crescem como ervas daninhas quando menos esperamos.

Uma participante compartilhou a sua tarefa de controlar o impulso de comprar o que não era necessário para ela, e ao final da semana ela constatou o quanto economizou com o controle. Ela registrou o desejo e o valor desse desejo.

Verdadeiramente, o trabalho é interno. É combater os inimigos internos que surgem com o aguçar dos sentidos. Por isso, todo dia é dia de Sai. Coloquemo-lO nos pensamentos, nos sentimentos, nas ações.

Benditas sejam as Escolas Sathya Sai, que servem como instrumentos de autolibertação no caminho espiritual!!!

^Topo

Região Nordeste II

Esse projeto está sendo uma inspiração divina! Agradeço a Sai pela oportunidade de estarmos ativamente participando desse projeto junto com o Conselho Central, pois é um grande presente trabalhar de forma uníssona a nível nacional.

Além disso, acho que com a ajuda mútua fica muito mais interessante e menos difícil colocar o Programa de Limites aos Desejos em prática!

Para mim, já valeu a pena só o fato de eu, minha família e a Região estarmos juntos com todo o Brasil, empenhados nesta grande disciplina, que Nosso Amado Sai pede tanto para colocarmos em prática, que é o Programa de Limite aos Desejos.

Na verdade, quem está ganhando algo com esse projeto não são as nossas Escolas Sai (Ele quer que a gente pense assim), mas sim, cada um de nós, pois estamos gradativamente mudando nossos hábitos, e como todos sabem o dinheiro em si é o de menos. Acho que o mais importante é o sacrifício que cada um de nós está fazendo ao tentar colocar em prática este programa, que exige muita disciplina, força de vontade, devoção, atenção... É tanta coisa que estamos praticando... Tudo isso está proporcionando a nossa autotransformação!

Grande abraçoSai apertado!

^Topo

Região Norte

Após a Cerimônia, foi dado um pequeno momento de reflexão aos membros para observarem naquilo que eles se encontravam com hábitos exagerados, ou no que eles pudessem abrir mão do que estavam gastando para se doarem a este nobre Projeto Limites aos Desejos - não só em prol das Escolas, mas principalmente resultando em benefício de cada membro. Por exemplo: uma devota não podia colocar os olhos em sandália preta, logo comprava mais uma (hoje com 10 sandálias). Outra se deu conta que comprava muitas bijuterias sem o menor controle. Outra esta cheia de celulares.

Ouvindo esses relatos, uma devota se propôs a deixar de comprar lanche no trabalho, levando de casa, economizando em prol das Escolas SAI, e daí por diante... Esta energia de amor foi passando de coração a coração, e foram preenchidos com muito amor e fé. Graça de Swami: foi um SUCESSO!!!!

A confecção da casinha da Escola já foi providenciada e brevemente estará dando seguimento a este lindo Projeto Limites aos Desejos. As fotos em anexo registram o início do sadhana de nossa Região Norte, que está sendo ofertado aos Divinos Pés de Lótus de nosso Amado Bhagavan Sathya Sai Baba, no dia 23 do corrente mês, em comemoração ao Seu Advento, como gratidão a tudo que Ele nos proporciona.

Unidos no amor de SAI.

^Topo

Região Sudeste I

O Centro Sai Ibirapuera está muito engajado com o Programa de Limite aos Desejos. A Coordenadora de Devoção, junto com o PJSS, iniciou o programa com a apresentação no formato de Círculo de Estudos, quando fizemos os envelopes junto com todos os devotos.

PJSS e Devoção estão trabalhando juntos e temos estudado o Programa nos Círculos, que devem acontecer até o dia 2 de dezembro.

O tema do último Círculo foi o controle no uso do dinheiro.

Fiz a casinha porque me senti muito motivada a participar do programa e envolver os outros devotos, porque vejo uma ótima oportunidade de servir, de me autotransformar, estimular a autotransformação dos outros devotos e ainda mais porque podemos contribuir com as Escolas Sai.

Estamos muito felizes!

^Topo

Região Sudeste III

Na região Sudeste III tivemos a felicidade de lançar o Projeto no nosso Encontro Regional, com a presença de representantes de quase todas as unidades da nossa Região. Como o Encontro ocorreu na Escola Sathya Sai de Minas Gerais, acreditamos que todos saíram muito motivados a por em prática esse abençoado programa em seus Centros e Grupos.

O Grupo Sai de Serrano, de BH, tinha terminado o estudo do Programa Limite aos Desejos na semana do Encontro e os membros receberam com entusiasmo especial a oportunidade de praticar o que aprenderam.

É com muita alegria que vemos cada um chegando para a reunião semanal com seu envelopinho laranja e colocando na casinha o resultado do seu sadhana da semana. No final alguns compartilham como tem sido gratificante, embora nem sempre fácil cumprir esse propósito, mas todos concordam que tem sido altamente transformador.

Esperamos que, mais que um presente para Swami neste ano, o Programa Limite aos Desejos se torne um hábito nas nossas vidas para que possamos caminhar cada vez mais rápido em direção à meta suprema.

^Topo

 

 


voltar ao início do conteúdo
voltar ao topo