Projeto Limite aos Desejos - Unidade, Pureza e Divindade

"Nossos desejos se originam da errada crença de que somos nossos corpos e não o Deus interno, nossa única e real identidade".

Sathya Sai Baba

Clique nos links abaixo para conhecer esse maravilhoso Projeto da Organização Sai em parceria com as Escolas e Instituto Sathya Sai do Brasil

Agradecimentos

Sobre o Projeto

Etapas para implementação do Projeto

Conheça também como as demais áreas estão participando:

Devoção: O Programa Limite aos Desejos

PJSS: Como os Jovens Leões e Leoas de Sai estão participando

PJSS: Depoimentos dos Jovens

PJSS: Outros Exemplos - Jovens do Reino Unido

Serviço: Carta convite aos Coordenadores de Serviço à participação no projeto

 

Queridos irmãos em Sai, Om Sai Ram!!!

Antes de mais nada, gostaríamos de iniciar essa carta agradecendo a todos que estão direta ou indiretamente trabalhando pelas nossas Escolas Sai, através do PAESS. Sabemos que estamos apenas começando essa nova jornada que visa realmente ajudá-las em suas necessidades. Entretanto, o mais importante foi darmos o primeiro passo. Como Swami mesmo nos ensinou: "Um passo torna o seguinte mais fácil; esta é a qualidade singular do caminho espiritual. A cada passo, sua força e sua confiança aumentam, e você sente muito mais a Graça do Senhor".

Dessa forma, é com o coração repleto de felicidade que compartilho, por graça d'Ele, o projeto que estaremos a partir de agora implementando. É um trabalho onde o propósito puro nos ajudará a vivenciarmos a divindade através da unidade: Projeto - "Programa de Limites aos Desejos: Unidade, Pureza e Divindade, um presente para Sai."

^Topo

 

Como sabemos, o Programa de Limite aos Desejos faz parte do Código de Conduta que Swami recomenda que pratiquemos. A ideia é realizarmos essa prática como uma oferenda de gratidão por ocasião do dia 23 de novembro, data que estaremos comemorando Seu Advento.

Sai Baba nos orientou durante Seu discurso, em março de 1999: "(...) Limite aos desejos é o que vocês devem adotar hoje! Vocês devem cortar raso seus desejos dia após dia. Vocês estão sob a noção equivocada de que a felicidade reside na satisfação dos desejos. Mas, de fato, a felicidade começa a aflorar quando os desejos são totalmente erradicados".

Contudo, devido às várias distrações que o mundo exerce sobre nós, mesmo sabendo que é para o nosso bem, ainda é muito difícil praticarmos os Limites aos Desejos em nosso dia a dia. Porém, Swami também diz que o trabalho em unidade faz com que o caminho fique mais fácil. Logo, sugerimos que os membros compartilhem suas ações nos Centros e Grupos, permitindo assim uma troca de experiências que certamente ajudará a todos.

Além disso, para que o esforço gerado pelo controle de nossos desejos possa ser utilizado através de um serviço de necessidade, como nos recomenda Sai, deveremos utilizar os recursos gerados para ajudar Suas escolas no país. De fato, sabemos o quão valioso é ajudar a manter as Escolas Sathya Sai, permitindo, com isso, que Suas crianças possam ser preparadas para viverem no mundo, praticando os Valores Humanos.

Lembremos de quando Swami anunciou que estaria construindo o hospital de super-especialidades de Puttaparthi, ocasião na qual vários devotos ofereceram muitas doações. Um deles, inclusive, muito conhecido por nós, criador da famosa cadeia de restaurantes Hard Rock Café, doou milhões para essa obra. Entretanto, mesmo com várias doações milionárias, Swami disse que a maior contribuição havia sido feita por um menino que conseguiu juntar dinheiro para comprar apenas um único tijolo, pois ele economizou de todas as formas para poder fazer parte desse maravilhoso projeto, que beneficiaria tanta gente.

Sabemos que Swami não precisa de nós para nada. Mas, Ele, em Sua infinita compaixão, dá-nos sempre a oportunidade de realizar essas ações para nossa autotransformação. É fácil doar aquilo que está sobrando, porém, Swami nos ensina que a verdadeira doação é aquela que nos sacrifica, aquela que faz doer! Pois é a ação que nos transforma.

A propósito, o PJSS também estará unido nesse projeto! É claro que não poderíamos deixar de envolvê-los. Afinal, desde que fui coordenadora de jovens, sei o quanto é importante oferecermos espaço para a atuação deles. Logo, estaremos contanto com sua energia para nos ajudar a oferecer esse divino presente ao nosso amado Senhor Sai no dia 23 de novembro. Para isso, a Coordenação de Jovens em breve encaminhará uma correspondência com maiores detalhes de como será sua participação.

De qualquer forma, é importante frisar que esse é um trabalho de todas as Áreas, de todos os membros da Organização Sai, de todos os devotos Sai! Onde TODOS, não só poderão como deverão contribuir com suas maravilhosas inspirações. UNIDADE!!! Somente trabalhando juntos estaremos fazendo com que o poder do amor divino seja sem limites!!!

"Se vocês mantêm separados os dedos uns dos outros, o que poderiam fazer?

 Por outro lado, se os cinco dedos funcionam juntos, o que é que não se poderia obter?"

Sathya Sai Baba

^Topo

 

Etapas para implementação do Projeto:

1) Os Centros e Grupos deverão colocar uma caixinha, a exemplo das que temos para receber as doações, em um lugar reservado, com a seguinte identificação: "Escolas Sathya Sai";

2) Os devotos deverão confeccionar 'envelopes', como uma atividade, entoando cânticos ou mantras durante o trabalho, para que possam, eles mesmos, levá-los para casa a fim de recordá-los de praticar o limite aos desejos durante esse período. A ideia é que todo o valor que conseguirmos economizar, seja colocado nesse envelope;

3) A cada semana os devotos deverão entregar seus esforços em forma de contribuição nessa caixinha, sem que haja a necessidade de alguém ver. Lembrando que nada escapa aos Seus olhos, Ele saberá quanto 'sacrifício' estaremos depositando como um presente para Ele. Isso será um sadhana do devoto para Sai. O verdadeiro presente que estaremos dando;

4) No dia 02 de dezembro, os Centros e Grupos deverão recolher essas caixinhas para que possamos oferecer os recursos gerados às Escolas Sathya Sai.

Todo o valor arrecadado, em todo o país, será depositado na conta da Fundação Sai que foi aberta para esse fim e dividido entre as cinco Escolas Sai. O que será de fato um serviço de necessidade, pois sabemos que é no mês de dezembro que as escolas mais precisam de colaboração, uma vez que suas despesas aumentam consideravelmente devido ao décimo-terceiro salário e férias dos professores e funcionários.

Swami diz que o mais importante não é ação e sim o sentimento por trás da mesma. Portanto, o que estaremos doando, como presente a Sai, não é o valor arrecadado e sim o nosso amor em forma de gratidão por tudo que Ele nos dá a cada dia de nossas vidas. Isso é o que Ele irá receber de nós: amor, amor e amor, através da prática do nosso limite aos desejos.

"Considerar o acúmulo de dinheiro, ouro ou outros objetos materiais como a meta suprema não está certo. Em vez disso, o objetivo da vida deveria ser a aquisição da riqueza da graça de Deus. Tente ganhar Sua graça, reformando seus hábitos, reduzindo seus desejos e refinando sua natureza. (...) Assim também, quando o dinheiro é gasto para promover bons trabalhos, ele concede contentamento e felicidade em abundância."

Sathya Sai Baba

^Topo


voltar ao início do conteúdo
voltar ao topo