Centros e Grupos
A formação de um Centro Sai requer a existência de um grupo de devotos cujo número seja maior do que nove, com condições para dedicar-se às atividades de, pelo menos, duas das áreas da Organização (Devoção, Educação, Serviço, Difusão e Jovens), e com a intenção de funcionar em todas. Este é o principal requisito para que um grupo possa ser classificado como Centro na Organização Sai.
Porém, como um Centro possui uma estrutura um tanto complexa, geralmente é criado a partir de um Grupo pré-existente. Neste caso, as experiências obtidas durante o período de funcionamento como Grupo conduzem naturalmente à estruturação adequada e fazem com que os devotos estejam prontos para vencer as dificuldades que venham a surgir.
Além disso, o Centro é um local público, assim, sua agenda de atividades é mais intensa, exigindo uma dedicação bem maior dos envolvidos e a participação de um número maior de pessoas.
Por tudo isto, recomenda-se que os devotos interessados em se filiar à Organização comecem com a formação de um Grupo, mesmo que já satisfaçam os pré-requisitos para a formação de um Centro. Posteriormente, quando o grupo estiver bem estruturado, poderão se dirigir ao Comitê Coordenador Nacional e pleitear sua promoção ao status de Centro.
Para iniciar as atividades devem ser definidos os seguintes itens:
Diretoria
O Centro será coordenado por uma diretoria composta de membros ativos. Estes dirigentes serão eleitos por voto secreto para uma gestão de dois anos. Deverão satisfazer os vários pré-requisitos apresentados nas Diretrizes, além de cumprirem suas responsabilidades de acordo com a função assumida. Os dirigentes ocuparão os seguintes cargos:
a) Presidente
b) Vice-presidente ou Presidente II
c) Tesoureiro
d) Secretário
e) Coordenador de Devoção
f) Coordenador de Educação
g) Coordenador de Serviço
h) Coordenador de Difusão
i) Responsável pelo Programa de Jovens
Assumir um cargo na diretoria de um centro é uma grande responsabilidade e não uma posição de status. A humildade e a dedicação formam a base da atuação de um dirigente. Sem estes requisitos, a pessoa não está preparada para assumir um cargo na Organização Sai. Segundo Sai Baba, o líder "deve ser aquele que mais serve".
Local, Horário e Periodicidade das Reuniões
O Centro deve dispor de um local neutro e público, que possa ser utilizado nos horários escolhidos. O Centro não poderá dividir seu espaço com outras instituições de caráter filosófico-espiritual, academias de ioga, centros de terapia, etc.
O horário das reuniões deve ser determinado de acordo com a disponibilidade dos devotos e as regras do local onde o Centro funciona. Geralmente, as reuniões durante a semana são feitas à noite e, aos sábados e domingos, escolhem-se horários durante o dia.
As reuniões devem ser semanais e deve-se manter estrita regularidade na sua realização. O número e a freqüência das reuniões deve estar de acordo com as atribuições de um Centro que está atuando efetivamente nas várias áreas e funcionando publicamente.
Cada área ou atividade deve ter sua própria reunião, com horário específico. Por exemplo: as cerimônias de cânticos devocionais geralmente são realizadas todas as quintas-feiras ou domingos.
Reconhecimento Oficial pela Organização
Para que um Centro possa ser reconhecido oficialmente, seus membros devem preencher o Formulário de Inscrição e enviá-lo ao Comitê Coordenador. A seguir, o grupo será visitado por um representante do Comitê e, caso fique comprovado que estão sendo cumpridas todas as exigências, o Presidente do Comitê remeterá o formulário ao Conselho Central, a fim de que seja formalizado credenciamento do novo Centro e expedido o respectivo Certificado de Filiação à Organização Sri Sathya Sai.
Não há um prazo determinado para a conclusão deste procedimento, mas os interessados em formar o Centro terão o apoio dos membros do Comitê Coordenador durante todo o processo.