Na VI Conferência Mundial da Organização Sri Sathya Sai realizada no ano de 1995 em Prashanti Nilayam, Índia, Swami determinou a criação de um espaço específico dedicado aos jovens na Organização Sai. Esta Graça registrou-se como uma das resoluções daquele evento inesquecível. Na mesma oportunidade, decidiu-se que esse espaço seria organizado sob a Área de Educação.
Em 1996, a partir do terceiro trimestre daquele ano, o Conselho Central da América Latina desenvolveu ações para estimular a instalação do Programa nos países membros do Conselho. Ao fim de 1996, núcleos de jovens tinham sido criados em Centros e Grupos Sai da Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai. Deste modo, o Jovem Sai ofereceu uma resposta vibrante ao convite de Swami.
Em outubro de 1996, em Caracas, os Coordenadores de Educação do Conselho Central da América Latina, junto com o Presidente do Conselho Central da América Latina/Centro, encontraram-se para escrever o Capítulo sobre Educação das Novas Diretrizes, a fim de incorporar os Divinos mandamentos da VI Conferência Mundial. Nesse capítulo, foi tratado o PJSS, sendo descritas suas características gerais e atividades.
Em março de 1997, em Buenos Aires, foi levado a cabo, com o apoio da Organização Sai da Argentina, o "I Encontro de Jovens Sai da América Latina - Sul", um evento maravilhoso que encheu de felicidade os corações de todos os presentes. Este encontro era uma preparação para a Conferência Mundial de Jovens (World Youth Conference - WYC), que teve lugar em Prashanti Nilayam, em julho de 1997.
A 1ª Conferência Mundial de Jovens foi um marco no PJSS. Quase 2000 delegados do mundo inteiro estavam presentes. Como se antecipou nas "Referências para o PJSS" e nos documentos do Encontro de Buenos Aires, foram dadas novas direções ao PJSS. Uma delas era a transferência da responsabilidade do PJSS para as Coordenações de Devoção em todos os níveis da Organização. Também se estabeleceu, em todos os níveis, um Responsável pelo Programa de Jovens, com voz e voto. Esse Responsável pelos Jovens se reportaria ao Coordenador de Devoção do seu nível.
Em outubro, quando
todos já haviam retornado a seus países, trabalhos, estudos e Centros ou Grupos Sai, planejou-se e
realizou-se em tempo recorde, a organização do "II Encontro de Jovens Sai da América Latina - Sul". Nesta
oportunidade, com o apoio esplêndido da Organização Sai do Chile, os jovens trabalharam com o Conselho
Central a operacionalidade das direções traçadas para o PJSS.
O PJSS no Brasil
Em janeiro de 1997, o Programa foi implantado nos Centros do Estado do Rio de Janeiro em sua fase inicial, centrada em torno de círculos de estudo sobre a mensagem de Baba, onde se buscariam temas dirigidos aos jovens. Em março do mesmo ano, foi visitado o Centro de Santa Cecília - SP, para a implantação do PJSS e, em seguida, o Centro de Goiânia também teve o seu Programa iniciado. Em novembro foi realizado o 1º Encontro Nacional que serviu para consolidar o PJSS no Brasil.
Em outubro de 1999, com a presença de jovens de várias regiões do país, foi realizado o 2º Encontro Nacional com o tema "Do Humano ao Divino". Em novembro do mesmo ano ocorreu em Prashanti Nilayam, Índia, a Segunda Conferência Mundial de Jovens (World Youth Conference - WYC), com a presença de dois representantes do Brasil.
Em abril de 2001, o Brasil recebeu a visita de Jega Jagadeesan, Coordenador Mundial de Jovens, que fez uma viagem por vários países da América Latina. Em nosso país ele visitou as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, onde proferiu palestras e participou de um evento público.
Em seguida, nos dias 12 a 15 de abril, foi realizado na cidade de Assunção - Paraguai, o 6º Encontro Latino-Americano de Jovens com o tema "Tochas na Missão de Sai", também com a presença de Jega Jagadeesan e de uma delegação de 25 representantes do Brasil.
Atualmente, o Programa de Jovens está em pleno funcionamento em vários Centros e Grupos Sai no Brasil.